Post

A Importância do Planejamento na Construção Civil


RESUMO

O presente artigo aborda, de forma concisa, a importância do processo de planejamento das construções, demonstrando que o planejamento bem elaborado de um projeto é a atividade fundamental para o sucesso de qualquer empreendimento tanto na etapa da concorrência quanto no início e durante todo o período da obra, pois assegura, com base nas premissas assumidas, uma probabilidade favorável com relação aos resultados esperados.

 

INTRODUÇÃO

A essência do processo de planejamento das construções divide-se em três etapas: planejamento, programação e controle. Esses procedimentos se realizam de acordo com a sequência temporal de implementação de cada obra, tendo como pontos de definição prazos e custos.

Quando se planeja uma obra, o profissional deve dominar de maneira segura e global todo o empreendimento adquirindo um alto grau de conhecimento do projeto, para uma completa eficiência na execução dos trabalhos.

O que se deve ter em mente é o pleno conhecimento da obra. Com a elaboração do planejamento o profissional tem a oportunidade de avaliar minuciosamente as etapas e particularidades construtivas, seus caminhos críticos, a produtividade considerada no orçamento e o período trabalhável em cada frente de serviço.

Quanto mais eficaz é o planejamento melhor resultado obtêm-se com a qualidade e produtividade das obras, racionalização e economia de materiais e serviços, treinamento da mão de obra, entre outros.


Fonte: Artigo "A Importância do Planejamento na Construção Civil" de Ariane Araújo Rocha e Nara Linhares Borges de Castro (http://www.techoje.com.br/site/techoje/categoria/detalhe_artigo/1773)






Contato

Ligue ou envie sua mensagem através do formulário de contato para solicitar um orçamento ou para sanar quaisquer dúvidas sobre nossa empresa e nossos serviços. Teremos muito prazer em atendê-lo!

R. Barão de Piratininga, 253 Centro - São Roque - CEP 18130-270
Tel.: (11) 2222-0157